O que é?

O Manual Escolar 2.0, criado em setembro de 2009, é um projeto inovador da editora Sebenta assente na convicção de que a qualidade de um manual escolar sai beneficiada com a colaboração entre aqueles que o concebem e produzem e aqueles que orientam a sua utilização – autores, editora e professores. É, por isso, um espaço aberto à participação, onde, ao longo do processo de elaboração dos projetos escolares, as equipas de autores – docentes experientes e com propostas sólidas – apresentam e discutem com os professores características-chave dos mesmos.

O objetivo final é, naturalmente, conseguir elaborar um manual e respetivos materiais auxiliares que se adaptem o mais possível às necessidades dos que verdadeiramente conhecem a sala de aula e aos desafios que lhes são colocados ao longo do ano letivo.

À semelhança do que acontece na Wikipédia – a enciclopédia online de maior sucesso que vai sendo atualizada em função dos contributos dos internautas –, a Sebenta utiliza agora as novas tecnologias para estar cada vez mais próxima da realidade das escolas e para publicar manuais/projetos escolares à medida dos professores e dos alunos.

Com vista ao ano letivo 2013/2014, os manuais/projetos que integram esta iniciativa são:

- Português 9.º ano

- Inglês 10º ano

- Filosofia 10º ano

Queremos ainda manter o contacto com os professores de Inglês do 3.ciclo através do projeto T@rget7, que se manterá ativo e cuja sequência para o 8º ano se irá concretizar, embora apenas para o ano letivo 2014/2015.

Cada um dos manuais escolares 2.0 terá um espaço próprio de construção, ao qual poderá aceder clicando no respetivo destaque na página inicial.
A Sebenta está naturalmente disponível e interessada em receber opiniões e sugestões sobre este projeto.

Poderá contactar-nos através do e-mail manualescolar2.0@sebenta.leya.com.