Perguntas frequentes

Porque devo participar?
Pela primeira vez, poderá ajudar a construir um manual/projeto à sua medida, para a sua disciplina. Além disso, poderá partilhar e receber ideias e materiais de outros professores envolvidos neste projeto. Quem melhor do que os professores para nos ajudar a construir o melhor manual/projeto?

De que formas posso fazer chegar a minha opinião?
Tem várias maneiras de comunicar com a equipa do Manual Escolar 2.0. Pode enviar um comentário associado a cada artigo em discussão (basta para isso aceder ao texto completo e clicar no botão Comentar); pode participar nas nossas votações ; pode fazer-nos chegar recursos de apoio que considere relevantes para publicar no site ou como exemplo do que deve ser alterado no manual; pode ainda enviar-nos sugestões de diversa ordem através do e-mail manualescolar2.0@sebenta.leya.com.

Que áreas vão ser sujeitas à participação dos professores?
Todas. Cada manual escolar 2.0 terá a sua cronologia de construção, mas, de um modo geral, a discussão irá começar por questões mais conceptuais, avançando depois para o lado mais prático e de detalhe do livro, incluindo a escolha do aspeto gráfico e da capa, terminando com os materiais auxiliares.

As minhas opiniões serão sempre integradas no manual?
As suas opiniões serão sempre bem-vindas e analisadas. No entanto, cada manual escolar 2.0 tem na sua base uma visão própria sobre a aplicação do programa, assim como uma orientação metodológica que não poderão ser totalmente flexíveis, sob pena de se tornar incoerente. O que podemos garantir é que os seus comentários serão sempre tidos em conta pela equipa de autores e editorial e que terá seguramente a oportunidade de sentir o reflexo da sua participação.

Com que periodicidade devo participar?
Pode participar sempre que achar conveniente.

Este projeto já começou há várias semanas. Como posso ter acesso aos temas que já foram discutidos?
Em cada espaço de construção do manual encontra um arquivo com os diversos temas analisados e as respetivas participações. A sua participação na discussão dos temas em arquivo chegará sempre até nós, mas não se tornará visível no espaço da semana para a restante comunidade. A necessidade de cumprir os prazos de conclusão dos manuais/projetos obriga-nos a estabelecer este período de discussão para cada tema. Consulte o tema da semana e envie-nos o seu comentário!

Como consigo saber quais foram as alterações feitas em função das participações dos professores?
Após o período de discussão de cada tema, os(as) autores(as) dos projetos fazem o ponto de situação sobre as alterações efetuadas em função das opiniões e sugestões que forem enviadas. Assim, pode acompanhar sempre a evolução do projeto.

O manual escolar 2.0 vai ter um formato em papel?
Sim! Antes do período de adoções, o manual chegará às escolas para apreciação de todos os professores, quer tenham participado quer não na construção online. Porém, será feita uma pré-apresentação online a todos os professores que participaram no projeto.