O que é?

O Manual Escolar 2.0, criado em setembro de 2009, é um projeto inovador da editora Sebenta assente na convicção de que a qualidade de um manual escolar sai beneficiada com a colaboração entre aqueles que o concebem e produzem e aqueles que orientam a sua utilização – autores, editora e professores. É, por isso, um espaço aberto à participação, onde, ao longo do processo de elaboração dos projetos, as equipas de autores – docentes experientes e com propostas sólidas – apresentam e discutem com os professores características-chave dos mesmos.

O objetivo final é elaborar um manual e respetivos materiais auxiliares que se adaptem o mais possível às necessidades dos que conhecem a sala de aula e aos desafios que lhes são colocados ao longo do ano letivo.

À semelhança do que acontece na Wikipédia – a enciclopédia online de maior sucesso que vai sendo atualizada em função dos contributos dos internautas –, a Sebenta utiliza as novas tecnologias para estar cada vez mais próxima da realidade das escolas e para publicar manuais/projetos escolares à medida dos professores e dos alunos.

Com vista ao ano letivo 2014/2015, os manuais/projetos que integram esta iniciativa são:

- Inglês 8.º ano

- Inglês 11.º ano

- Filosofia 11.º ano

Queremos ainda manter o contacto com os professores de Matemática do 2.º ciclo e de Português do 3.º ciclo através dos projetos MP – Matemática para Pensar e Entre Palavras. As mudanças curriculares profundas introduzidas pelas Metas Curriculares e Novo Programa de Matemática, que obrigaram a reformulações nos manuais atualmente em utilização nas escolas, tornam mais relevante do que nunca a partilha de informação, o apoio prestado pelos sites e o intercâmbio entre autores e professores.

Cada um dos manuais escolares 2.0 tem um espaço próprio, ao qual poderá aceder clicando no respetivo destaque na página inicial. Acolhemos com agrado a sua visita, mas gostaríamos também que partilhasse as suas ideias, opiniões ou materiais.

Poderá contactar-nos através do e-mail manualescolar2.0@sebenta.leya.com