Comentários (24)
(Comentário mais recente)

Anita & Me
Não conhecia o filme. Uma abordagem diferente a questões de integração, que continuam tão atuais na nossa sociedade.
[Comentário completo]
Leitura extensiva
Mais um exemplo de como este projeto aposta na formação do indivíduo interventivo e responsável. Devemos expor os nossos alunos a este tipo de textos e iniciativas de jovens como eles, que encontram a sua paixão e lutam por ela.
[Comentário completo]
Escrita orientada
Parabéns pelas atividades aqui propostas, para desenvolvimento de competências de escrita. Desde que os alunos sintam a autenticidade e pertinência real de uma atividade, aderem com muito mais entusiasmo. Vou experimentar estas sugestões e logo direi como resultaram.
[Comentário completo]
Autonomia do aluno
O novo Bridges mantém-se claramente fiel àquilo a que nos habituou: incentivo à autonomia do aluno, expansão da cultura geral dos jovens pela exposição a culturas diferentes, desenvolvimento de competências transversais e ainda pensamento crítico. Todos estes aspetos estão patentes nas amostras aqui (...)
[Comentário completo]
Capa Bridges
Adoro a capa do novo Bridges. Simples à primeira vista, cheia de pormenor após um olhar mais atento. Destaca-se pela originalidade visual e da mensagem unificadora - uma era global, num mundo ao mesmo tempo diverso e próximo. A equipa está de parabéns.
[Comentário completo]
Kill to Eat
Adorei a história. A Austrália é um país de língua inglesa que exploramos menos na sala de aula, mas este conto serve de pretexto para propor aos alunos alguma pesquisa sobre a história da Austrália e dos aborígenes. E integra-se também na temática do ambiente. Obrigada pela partilha.
[Comentário completo]
Vídeo
Diferente proposta para abordar o dia de S. Valentim.
[Comentário completo]
Vídeo
Trabalhar com vídeos dentro e fora da sala de aula tem sido uma opção minha pelo entusiasmo que causa nos alunos. O comentário a vídeos alusivos às temáticas do programa ou o trabalho com curtas-metragens ou excertos resultam bem. A realização de vídeos pelos alunos, em grupo e individualmente, é um (...)
[Comentário completo]
Third Culture Kids
Agrada-me ver a continuidade das temáticas e das linhas orientadoras deste manual. Como cidadãos do mundo, é cada vez mais frequente trabalharmos com alunos que têm esta "terceira cultura". A atualidade do texto poderá conduzir a uma discussão interessante junto dos alunos e motivá-los a partilhar o (...)
[Comentário completo]
A Technological World
Um vídeo interessante para fomentar a discussão sobre a dependência dos telemóveis!
[Comentário completo]
Thanksgiving
Gostei muito da sugestão de pôr os alunos a confirmar o que é facto histórico, na história que se conta sobre a origem do Thanksgiving. É mais um exemplo do incentivo ao pensamento crítico que distingue este projeto.
[Comentário completo]
Speaking
Obrigada pela partilha dos sites. Já tirei umas ideias para as minhas aulas. A principal dificuldade que sentimos na organização de atividades de speaking na aula tem a ver com a número elevado de alunos por turma, facto esse que torna difícil a gestão da aula e a avaliação do trabalho que está a se (...)
[Comentário completo]
Dicionários
Começo desde cedo - no segundo ciclo - a promover a utilização de dicionários monolingues na sala de aula. Nos anos mais avançados, quando realizo atividades com dicionário, utilizo o Oxford Advanced Learners Dictionary e o Longman Dictionary of Contemporary English. Também muito útil - e utilizo co (...)
[Comentário completo]
Billy the Kid
Obrigada pela partilha da ficha de trabalho. Gostei dos excertos escolhidos, pois a temática que abordam é relevante para a maioria dos nossos alunos. Gostei particularmente do trabalho de pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial. Incentivo os alunos à leitura ao longo do ano, e recomendo autores com (...)
[Comentário completo]
Apps
Gostei do artigo. Grande manancial de aplicações. Há de chegar o dia em que os alunos terão tablets em vez de cadernos. Já não deve estar muito longe. Portanto, vou explorar as aplicações sugeridas com atenção...
[Comentário completo]
O filtro
Ainda ontem, numa aula, falava com os meus alunos sobre o papel do professor nos dias de hoje, como mudou e como vai continuar a mudar. Arthur C. Clark disse: "Any teacher that can be replaced by a machine should be." O mais importante, no papel do professor atual, é ensinar a pensar. O "critical th (...)
[Comentário completo]
Vocabulário
A aquisição de vocabulário é um aspeto central. Sem vocabulário, não é possível comunicar. E, de facto, parece existir uma crescente resistência ao registo de vocabulário nos cadernos por parte dos alunos. Contudo, até hoje, não encontrei ainda uma solução melhor. Considero muito importante a aprese (...)
[Comentário completo]
Partilha
Obrigada à colega Elsa Machado pelos materiais que aqui divulgou. Também os meus alunos tendem a usar o "like" em todas as frases, por ser algo que caracteriza a forma como os jovens falam hoje em dia. Mas é algo que depois transpõem para a escrita, e se torna difícil de combater.
[Comentário completo]
Experiência da autora
Infelizmente, não posso partilhar a minha experiência de utilização em sala de aula do Bridges, porque não estou a lecionar 10º ano, mas uma coisa sei por experiência própria: não há nada como utilizar numa aula um manual por nós elaborado. Também tive o privilégio de o fazer, durante alguns anos, e (...)
[Comentário completo]
Vídeo
Gostei da sugestão deste vídeo de um artista nosso a falar inglês. É uma forma de incentivar os alunos a aprender a comunicar em língua estrangeira, incutindo a ideia de que lhes será certamente útil na sua vida profissional futura, qualquer que seja a área escolhida.
[Comentário completo]
Intercultural Awareness
Gostei muito de ler o artigo de uma das autoras do "Bridges" sobre a interculturalidade na sala de aula. Como educadores na era da globalização, temos cada vez mais a responsabilidade de formar jovens com competências interculturais, flexibilidade, tolerância e espírito crítico. Aconselho vivamente (...)
[Comentário completo]
Workshop Brit Lit
Que pena que tenho de não ter estado em Coimbra para assistir! Pelos exemplos dos materiais, vejo que se centrou na interculturalidade. Diversos tipos de textos e materiais. Tudo indica que o Bridges 11º ano vai ser empolgante!
[Comentário completo]
Partilha
Obrigada por partilharem este site, mais uma fonte de materiais diferentes para as aulas de Inglês. Estes excertos e curtas-metragens são um excelente ponto de partida para discutir uma série de temas.
[Comentário completo]
O novo desafio
Depois do êxito do projeto Bridges 10º ano, é com expectativa que aguardo a divulgação dos novos materiais. O desafio é grande: continuar a formar os alunos não só nas suas competências linguísticas, mas também contribuir para que se tornem cidadãos conscientes do meio em que vivem, que pensam criti (...)
[Comentário completo]

Não existem Recursos.