A rubrica Going to the Movies no Bridges
Inserido em 2014-04-09  |  Adicionar Comentário

As razões que nos levam a ver um filme são variadíssimas: o trailer despertou-nos curiosidade, lemos o livro e queremos ver a sua adaptação cinematográfica, somos desafiados/as por amigos/as para ir ao cinema, etc..
As razões que nos levam a selecionar um filme também se prendem com gostos pessoais e/ou com a necessária ligação ao tema que estamos a lecionar nas nossas aulas.

Contudo, julgamos que o mais importante é demonstrar aos nossos alunos e alunas que a qualidade de um filme não se mede pelo seu sucesso comercial. Com efeito, quantos filmes de autor conhecemos que não passando nos circuitos de exibição comercial têm muito mais qualidade do que os designados blockbusters?

Partilhamos convosco um exemplo de sucesso que incluímos no Módulo 1 – Reading the World –, o filme "Anita & Me".

Contexto

O nosso primeiro contacto com este filme foi através do livro da Meera Syal há já alguns anos na biblioteca do British Council Coimbra. Numa altura em que se falava de autores como Salman Rushdie ou Zadie Smith, a curiosidade em conhecer novas formas de estar, novas culturas, dentro do Reino Unido, levou-nos a ler este livro. Foi uma experiência enriquecedora, e que nos levou a adquirir posteriormente o DVD e o livro de apoio ao/à docente, já que o romance Anita and Me faz parte do programa de Literatura Inglesa para o exame GCSE (General Certificate of Secondary Education) no Reino Unido.

A ação desenrola-se em 1972, em Tollington, uma fictícia cidade mineira das West Midlands, que lida com uma alta taxa de desemprego e com uma população empobrecida. A maioria da população é branca e apenas as mulheres conseguem emprego, o que gera conflitos no seio familiar.

A jovem Meena e a sua família são de origem indiana e acreditam ser os únicos membros “non-white” na comunidade onde vivem. A história principal centra-se na sua relação de amizade com Anita, de 14 anos, que é considerada uma má influência. O filme mostra a sua amizade ao longo de dois anos cheios de aventuras e desventuras, incluindo a história dos pais de Meena e da sua vinda para o Reino Unido. Um enredo de conflitos culturais e emocionais, numa altura em que o Reino Unido atravessava uma crise a todos os níveis.

"Anita & Me" no Bridges

O trailer deste filme foi incluído na rubrica Going to the Movies da unidade Search for My Tongue

A breve apresentação da história permite-nos perceber quais as tensões políticas, económicas e sociais existentes na época, para além de nos dar a conhecer um pouco da amizade entre Meena e Anita. Os dois exercícios que acompanham a visualização do trailer têm graus de dificuldade diferentes, dando aos/às alunos/as informação relevante sobre o filme e o romance que lhe deu origem.

Caso seja possível, aconselhamos o visionamento do filme porque representa, de facto, uma mais-valia e dá a conhecer aos nossos alunos e alunas a realidade dos anos 70 no Reino Unido. Será útil para estabelecer pontos de contacto entre épocas e países e para, em sala de aula, tentar perceber o motivo das diferenças e semelhanças e refletir sobre soluções para ultrapassar o preconceito ainda existente nas sociedades atuais.

No Bridging… 110 Worksheets encontrarão uma ficha que dá continuidade à exploração deste filme. O exercício 1 é uma variação do plot summary que está no manual. Poderá servir para os/as alunos/as partilharem dados e reunirem a informação mais relevante para escreverem o seu próprio summary.

Poderão ainda obter informação para vos auxiliar na sala de aula em:

Se decidirem experimentar a nossa proposta no 3.º período, partilhem connosco como correu a sua aplicação: disponibilizamos aqui todos os materiais para que o possam fazer.

Bom trabalho.

Não conhecia o filme. Uma abordagem diferente a questões de integração, que continuam tão atuais na nossa sociedade.