A escrita – como encorajar a sua produção e revisão?
Inserido em 2014-04-04  |  Adicionar Comentário

A par da oralidade o desenvolvimento da competência de escrita assume a mesma relevância no Bridges 11
A noção de que as dificuldades sentidas pelos nossos alunos e alunas resultam em desmotivação mesmo antes de se lançarem ao trabalho, levou-nos à criação de ambientes que encorajem a produção escrita e o trabalho de revisão e estamos certas de que com a abordagem correta e a utilização de atividades contextualizadas e interessantes conseguimos motivá-los/as.

Por esta razão, a criação de atividades de produção da linguagem escrita, neste projeto, foi cuidadosamente pensada para levar o/a aluno/a a escrever a partir de situações comunicativas enquadradas na unidade e módulo respetivos.

Deixamos-vos com um exemplo de dois módulos do manual para que possam analisar e testar nas vossas salas de aula este ano letivo.

No módulo 3 – Critical Consumerism – é pedido ao/à aluno/a que escreva uma letter of complaint. Esta atividade, criada a partir de uma situação que lhe poderá ser próxima, ajudará a desenvolver o espírito cívico.

Do módulo 4 – Stand Up for the World – selecionámos um report. Esta não é apenas mais uma atividade de escrita que consta do programa, é uma atividade enriquecedora que permite ao/à aluno/a aprender mais sobre a sua escola. Através deste relatório, o/a aluno/a ficará a conhecer melhor o seu espaço escolar e poderá ajudar a encontrar novas formas de o manter limpo e environmentally-friendly.

Uma das mais-valias deste projeto, ao trabalhar esta competência, é a orientação que é dada no Practice Book:
• através de guidelines que são complementadas com language banks e samples;
• com um language bank exclusivamente dedicado a cada um dos módulos (este que vos mostramos está inserido no módulo 1 - Reading the World.

À semelhança do que foi feito para o 10.º ano, no Practice Book encontrarão 11 páginas inteiramente dedicadas ao desenvolvimento desta competência. Optámos por dar mais relevo aos novos tipos de texto introduzidos no Bridges 11, entre os quais:
– curriculum vitae;
covering letter;
blog post;
letter of complaint;
report;
storyboard.

Em anexo, incluímos o material de apoio à atividade do módulo 4:
• um report escrito por um aluno do 11.º ano;
• o language bank que acompanha esta atividade.

Utilizem-no nas vossas aulas e façam-nos chegar os vossos comentários.
Bom trabalho!

Parabéns pelas atividades aqui propostas, para desenvolvimento de competências de escrita. Desde que os alunos sintam a autenticidade e pertinência real de uma atividade, aderem com muito mais entusiasmo. Vou experimentar estas sugestões e logo direi como resultaram.