LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
Kill to Eat
Inserido em 2014-02-04  |  Adicionar Comentário
Hoje partilhamos convosco o conto Kill to Eat de Oodgeroo Noonucal, escritora, pintora e ativista política da tribo Noonucal. Durante grande parte da sua vida foi conhecida como Kath Walker, mas em 1988 assumiu o seu nome de nascimento e decidiu lutar pela sua tribo, pela sua história.

Propomos este conto porque é uma forma interessante e diferente de trabalhar o módulo The World Around Us, dentro da unidade dedicada ao meio ambiente, e poderá fazer a ponte com o módulo A Multicultural World, já que nos debatemos também com diferenças culturais e geracionais, temáticas que tanto motivam os nossos alunos e alunas.
 
A ação de Kill to Eat passa-se na Austrália. As personagens principais são uma mãe, um pai e os seus dois filhos. Estas duas crianças sabem que na sua tribo só podem matar animais para alimentação. Sabem também que a Kookaburra é um animal protegido, amigo dos caçadores e que não pode ser morto. Mas um dia o inesperado acontece.
 
“We had broken that strict rule of the Aboriginal law. We had killed for the sake of killing and we had destroyed a bird we were forbidden to destroy. The Aborigine does not eat the kookaburra... We call him our brother and friend”.

Convidamos-vos a ler este conto e a descobrir uma história fascinante com os vossos alunos e alunas. Para vos auxiliar nesta tarefa, partilhamos convosco alguns dos materiais que já utilizámos em sala de aula e que deram a conhecer às nossas turmas uma outra realidade. Disponibilizamos também alguma literatura pertinente que vos ajudará na preparação do vosso trabalho.

Documentos em anexo:
• Handout - Kill to Eat: contém o conto para que o possam trabalhar mediante as necessidades e interesse das vossas turmas - o texto pode ser encurtado, podem incluir uma glossary box, etc. Contém uma breve introdução da autora e algumas questões que poderão abordar após a leitura do texto, assim como uma proposta para uma atividade de escrita.
• Educating Intercultural Speakers: artigo que aborda a importância da interculturalidade na sala de aula, dando exemplos pertinentes sobre como a explorar e incentivar, e no qual se insere o conto que convosco partilhámos.
• Environmental Issues in Australia: O diagrama da primeira página chama a atenção dos alunos e alunas para a realidade vivida na Austrália e para as suas problemáticas ambientais, permitindo que conheçam melhor este país e os problemas que o afetam. A segunda página, por sua vez, permite um melhor conhecimento da realidade das tribos aborígenes australianas e as suas rotinas/costumes. As restantes três páginas apresentam o conto com novas perguntas de interpretação.
Bookmark and Share
Adorei a história. A Austrália é um país de língua inglesa que exploramos menos na sala de aula, mas este conto serve de pretexto para propor aos alunos alguma pesquisa sobre a história da Austrália e dos aborígenes. E integra-se também na temática do ambiente. Obrigada pela partilha.