Com um novo ano a começar é inevitável olhar para aquele que passou, fazer uma reflexão sobre acontecimentos, atitudes e comportamentos e retirar lições para o futuro.
Consciente ou inconscientemente fazemos ligações entre momentos diferentes da nossa vida e criamos pontes que nos permitem transportar conhecimentos, valores e aprendizagens para onde quer que estejamos no espaço ou no tempo e que nos ajudam a desenvolver enquanto pessoas e cidadãos/cidadãs.
Consciente ou inconscientemente fazemos ligações entre momentos diferentes da nossa vida e criamos pontes que nos permitem transportar conhecimentos, valores e aprendizagens para onde quer que estejamos no espaço ou no tempo e que nos ajudam a desenvolver enquanto pessoas e cidadãos/cidadãs.
Também o nosso projeto Bridges 11 evoluiu e aprendeu com o Bridges 10, mantendo-se, no entanto, fiel à sua filosofia inovadora de inclusão de públicos e temáticas e promoção de uma cidadania ativa e participada dos/as nossos/as jovens.
Por esse motivo vão encontrar pontes entre ambos os projetos, quer quanto ao tipo de temáticas abordadas, que privilegiam a responsabilização do/a aluno/a pela sua aprendizagem e o/a ajudam a olhar criticamente o mundo que o/a rodeia, quer quanto à própria estrutura, que se mantém muito próxima do projeto que já conhecem.
Por esse motivo vão encontrar pontes entre ambos os projetos, quer quanto ao tipo de temáticas abordadas, que privilegiam a responsabilização do/a aluno/a pela sua aprendizagem e o/a ajudam a olhar criticamente o mundo que o/a rodeia, quer quanto à própria estrutura, que se mantém muito próxima do projeto que já conhecem.
→ Continuamos a insistir em questões que consideramos chave para o desenvolvimento pleno do/a aluno/a enquanto indivíduo, como sejam a empatia, a solidariedade e o empenhamento social.
→ Relativamente à estrutura, procurámos manter tudo o que considerámos essencial e se revelou inovador e único entre os projetos até então existentes. A ligação entre módulos e, dentro destes, de unidade para unidade, sempre em crescendo, acompanhando a própria evolução do/a aluno/a, continuará bem patente no Bridges 11, já que é esta a nossa forma habitual de trabalho com os nossos alunos e alunas.
Quisemos que a leitura extensiva continuasse a marcar pela atualidade e pertinência do tema, à semelhança do conto “Off the Deep End” do Bridges 10, e que estabelecesse uma ligação clara quer entre os módulos do 11.º, quer entre o manual do 10.º e o do 11.º.
Mas a criação de pontes, o contacto com professores de vários pontos do país e a reflexão constante sobre a vossa e a nossa experiência levaram-nos a ir mais além e a fazer diferente. O Bridges 11 apresenta novidades em que estamos a trabalhar e das quais vos daremos conta muito em breve.
Os materiais do Bridges 11 que vos deixamos em anexo ilustram essa característica de ligação e continuidade de temáticas: trata-se de um Reading Time e de um Speaking Time sobre “Third Culture Kids”, temática já introduzida no manual do 10º ano e que agora aprofundámos para o 11º.
Contamos com o vosso feedback, útil e pertinente como sempre, para que possamos melhorar o nosso trabalho indo ao encontro das vossas expetativas.
Contamos com o vosso feedback, útil e pertinente como sempre, para que possamos melhorar o nosso trabalho indo ao encontro das vossas expetativas.
Comentário
[Adicionar Comentário]
Third Culture Kids
| Autor: Joana de Sousa
Agrada-me ver a continuidade das temáticas e das linhas orientadoras deste manual. Como cidadãos do mundo, é cada vez mais frequente trabalharmos com alunos que têm esta "terceira cultura". A atualidade do texto poderá conduzir a uma discussão interessante junto dos alunos e motivá-los a partilhar opiniões e discutir pontos de vista.