LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
As pontes do Bridges
Inserido em 2014-01-07  |  Adicionar Comentário




Com um novo ano a começar é inevitável olhar para aquele que passou, fazer uma reflexão sobre acontecimentos, atitudes e comportamentos e retirar lições para o futuro.
Consciente ou inconscientemente fazemos ligações entre momentos diferentes da nossa vida e criamos pontes que nos permitem transportar conhecimentos, valores e aprendizagens para onde quer que estejamos no espaço ou no tempo e que nos ajudam a desenvolver enquanto pessoas e cidadãos/cidadãs.

Também o nosso projeto Bridges 11 evoluiu e aprendeu com o Bridges 10, mantendo-se, no entanto, fiel à sua filosofia inovadora de inclusão de públicos e temáticas e promoção de uma cidadania ativa e participada dos/as nossos/as jovens.
Por esse motivo vão encontrar pontes entre ambos os projetos, quer quanto ao tipo de temáticas abordadas, que privilegiam a responsabilização do/a aluno/a pela sua aprendizagem e o/a ajudam a olhar criticamente o mundo que o/a rodeia, quer quanto à própria estrutura, que se mantém muito próxima do projeto que já conhecem. 

→ Continuamos a insistir em questões que consideramos chave para o desenvolvimento pleno do/a aluno/a enquanto indivíduo, como sejam a empatia, a solidariedade e o empenhamento social
 Relativamente à estrutura, procurámos manter tudo o que considerámos essencial e se revelou inovador e único entre os projetos até então existentes. A ligação entre módulos e, dentro destes, de unidade para unidade, sempre em crescendo, acompanhando a própria evolução do/a aluno/a, continuará bem patente no Bridges 11, já que é esta a nossa forma habitual de trabalho com os nossos alunos e alunas. 

Quisemos que a leitura extensiva continuasse a marcar pela atualidade e pertinência do tema, à semelhança do conto “Off the Deep End” do Bridges 10, e que estabelecesse uma ligação clara quer entre os módulos do 11.º, quer entre o manual do 10.º e o do 11.º.

Mas a criação de pontes, o contacto com professores de vários pontos do país e a reflexão constante sobre a vossa e a nossa experiência levaram-nos a ir mais além e a fazer diferente. O Bridges 11 apresenta novidades em que estamos a trabalhar e das quais vos daremos conta muito em breve.

Os materiais do Bridges 11 que vos deixamos em anexo ilustram essa característica de ligação e continuidade de temáticas: trata-se de um Reading Time e de um Speaking Time sobre “Third Culture Kids”, temática já introduzida no manual do 10º ano e que agora aprofundámos para o 11º.
Contamos com o vosso feedback, útil e pertinente como sempre, para que possamos melhorar o nosso trabalho indo ao encontro das vossas expetativas. 


Bookmark and Share
Comentários (5)
(Comentário mais recente)
Home | Enviado Por: Ester Cabral
A selecção dos recursos a utilizar nas aulas é fundamental para que a discussão à volta de um determinado tema surja. Este texto em particular levanta questões tão diversas como mobilidade, multiculturalismo, integração, assimilação, discriminação, por exemplo. Pode ainda servir de mote a uma abordagem ao tema da tolerância, num tempo em que o bullying é frequente nas escolas. (...) [Comentário completo]
É muito importante dar continuidade e aprofundar a abordagem deste tema. Para os nossos jovens alunos é também uma temática muito pertinente, porque esta questão não podia ser mais atual, dado que alguns deles já a vivenciaram e até pessoas da minha geração (por exemplo: os filhos de emigrantes). Será de destacar na discussão deste tema quais os valores que devem ser preservados e f (...) [Comentário completo]
TCK | Enviado Por: Alexandra Duarte
É ótimo saber no 11º irão dar continuidade às temáticas atuais e pertinentes que introduziram no Bridges 10º. "Third Culture Kids" são uma realidade e um exemplo de integração, respeito e tolerância - seguramente um tópico interessante para debate.
Agrada-me ver a continuidade das temáticas e das linhas orientadoras deste manual. Como cidadãos do mundo, é cada vez mais frequente trabalharmos com alunos que têm esta "terceira cultura". A atualidade do texto poderá conduzir a uma discussão interessante junto dos alunos e motivá-los a partilhar opiniões e discutir pontos de vista.
Um texto muito interessante. Os meus alunos gostaram muito do tema no Bridges de 10.º ano com os vídeos e a discussão dos mesmos. Parece-me ótima ideia fazer a ponte com este tema.