LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
A importância da oralidade na sala de aula
Inserido em 2013-11-28  |  Adicionar Comentário



If students are not using English everyone is wasting their time.
Jeremy Harmer

Com a introdução do Key for Schools no 9.º ano e a existência de uma nova competência de speaking, a oralidade ganha uma maior relevância nas nossas salas de aula. Neste teste é esperado que o/a aluno interaja com o/a interlocutor/a usando uma linguagem normalmente associada a um primeiro contacto e que esteja apto/a a falar sobre a sua vida diária, interesses, etc.

No ensino secundário, com a introdução de um teste intermédio, torna-se imprescindível criar alicerces para que os nossos alunos e alunas consigam ultrapassar algumas dificuldades com que se deparam ao trabalhar esta competência. Ajudá-los a ultrapassar a ansiedade e a timidez que muitas vezes os consome é um dos primeiros passos, e um bom ambiente entre todos os elementos da turma só minimizará esta barreira.

A propósito disto, partilhamos as recomendações que a autora Penny Ur faz, num dos seus livros (ver bibliografia), para conseguir realizar atividades de speaking bem-sucedidas: 

 
To lower inhibition it can be good to use group work so that the inhibited person doesn’t have to face the whole class when speaking. It is more likely that useful oral practice will take place in this situation than in full class. It doesn’t allow the teacher to supervise all learner speech though and switching into L1 is a risk.

 It is important to base an activity on easy language so that the participants can speak fluently and feel secure. A good way to make this work is to review vocabulary before starting.

 To make participants motivated it is crucial that the discussion has a clear purpose. The topic should be something that the students can easily relate to and use their own experiences

 Give instructions about participation before starting a speaking discussion. To make sure that everyone’s voice is heard the teacher can choose one student to lead the discussion

 A teacher should never stop encouraging students to speak the target language. A teacher can also appoint a group or person in class as monitors who will remind others in class to stick to the target language.
 


Gostaria de partilhar convosco o resultado de uma atividade de expressão oral de duas aulas de 90 minutos, com uma turma de 11.º ano.
Há três anos decidi mostrar o documentário Inside Job a uma das minhas turmas, uma vez que estávamos a trabalhar a unidade The World of Work e se falava muito da crise em Portugal. Depois de verem o documentário, questionei-os sobre medidas que poderiam ajudar o país a sair da crise nacional e internacional. Pedi que as apresentassem por escrito e, de seguida, todos as apresentaram oralmente. A turma foi comentando à medida que iam lendo as medidas que queriam ver legisladas, e o envolvimento e a motivação foram crescendo… o que era suposto ter durado 90 minutos prolongou-se para a aula seguinte. O suporte do parágrafo escrito ajudou a ganhar confiança, já que lhes dava algum vocabulário de que iriam necessitar para defender posteriormente a sua ideia.
Não foi uma turma de Economia a debater esta temática, mas sim uma de Ciências. Toda a turma saiu mais confiante e enriquecida com esta aula com um resultado inesperado.

Helena Oliveira



Recomendamos, ainda, a consulta de alguns sites com ideias práticas, facilmente, adaptáveis ao nosso contexto escolar.

- artigos sobre a oralidade na sala de aula, com sugestões práticas de como ajudar a turma a melhorar esta competência.

- atividades que poderão ser facilmente adaptadas ao contexto escolar de cada um/a.

- sugestões para motivar e incentivar os vossos alunos e alunas a participar na sala de aula, assim como gerir o “ruído” inerente a debates ou trabalhos de grupo.

- artigo sobre o uso de social media e tecnologia na sala de aula.

- informação e exemplos do exame First Certificate in English que poderão ser adaptados à nossa sala de aula.

Teaching speaking Techniques (British Council Thailand)


Bibliografia
Harmer, J. (2004): How to Teach Writing. Harlow: Pearson Longman.
Scrivener, J. (2005): Learning Teaching. Oxford: Macmillan.
Ur, P. (1996): A course in language teaching: practice and theory. Cambridge: Cambridge University Press.



Bookmark and Share
Comentários (4)
(Comentário mais recente)
A oralidade é fundamental na aula de línguas, no entanto os alunos resistem muito a usar a língua-alvo para comunicar. Uma das estratégias que tem funcionado com os meus alunos é reservar uma parte da aula para a comunicação oral, normalmente o final. Usando estratégias simples como distribuir papéis diferentes, fazer com que se encontrem alunos com algo em comum (uma imagem escondi (...) [Comentário completo]
Speaking | Enviado Por: Isabel Reis
A oralidade no Ensino Básico, particularmente no 9º Ano, passou a ter , de facto, um maior protagonismo. Não é fácil por os alunos a exprimirem-se oralmente numa segunda língua, sobretudo quando revelam falta de pré-requisitos. Por isso, fornecer-lhes o vocabulário necessário previamente torna-se imprescindível. Fomento muito o trabalho de pares (por exemplo: role play) nas minhas a (...) [Comentário completo]
Oralidade | Enviado Por: Alexandra Duarte
Que post fantástico, colegas, com tanto material e informação. Bem haja pela partilha!
Speaking | Enviado Por: Joana de Sousa
Obrigada pela partilha dos sites. Já tirei umas ideias para as minhas aulas. A principal dificuldade que sentimos na organização de atividades de speaking na aula tem a ver com a número elevado de alunos por turma, facto esse que torna difícil a gestão da aula e a avaliação do trabalho que está a ser realizado pelos alunos. No entanto, é algo que temos de fazer e nos links publicad (...) [Comentário completo]