Billy the Kid - Uma ficha de leitura
Inserido em 2013-11-22  |  Adicionar Comentário

Esta semana disponibilizamos uma ficha de leitura com vários excertos do livro Billy The Kid, de Michael Morpurgo, um dos autores mais acarinhados do mundo no Reino Unido.

Trata-se de um material para o 11º ano, em formato editável, que pode ser trabalhado em aula quando estiverem a lecionar o módulo sobre o mundo do trabalho e que é facilmente adaptada às vossas turmas. Enquanto somos crianças todos/as temos sonhos, ambições, mas nem sempre tudo corre como desejamos. A história de Billy trata disto mesmo.

Esta ficha é da autoria de Helena Oliveira e foi apresentada no workshop “Lit Sync Time!", com a co-autora Celeste Simões, no Seminário APPI & British Council Creative Reading: BritLit 10 years on realizado no passado mês de outubro em Coimbra.

Esperamos que gostem deste autor e convidamos-vos a conhecer o seu trabalho na página oficial.

Aproveitem para partilhar connosco os vossos autores e autoras preferidos/as para a faixa etária dos 15 aos 18 anos e que estratégias utilizam para os/as trabalhar em sala de aula.

Obrigada pela partilha da ficha de trabalho. Gostei dos excertos escolhidos, pois a temática que abordam é relevante para a maioria dos nossos alunos. Gostei particularmente do trabalho de pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial. Incentivo os alunos à leitura ao longo do ano, e recomendo autores como: Mark Haddon, em particular a obra "The Curious Incident of the Dog in the Night Time", Meg Rosoff, as obras "How I Live Now", "Just in Case" e "What I was", Patrick Ness, as obras "The Knife of Never Letting Go" e "The Ask and the Answer" e Morris Gleitzman, "Once" e "Then", entre muitos outros. Peço aos alunos para fazerem "book reports". Gosto também de trabalhar excertos de obras nas aulas e utilizá-los em testes, para variar a tipologia de textos e explorar a linguagem utilizada.