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O registo do novo vocabulário
Inserido em 2013-11-06  |  Adicionar Comentário

O registo do vocabulário na sala de aula nem sempre decorre de forma pacífica.
Se existem aqueles alunos e alunas que gostam de ter tudo organizado e até têm uma parte do caderno exclusivamente dedicada a este registo, outros dedicam-se com dificuldade a esta atividade.
Não sabemos se se deparam com essa dificuldade nas vossas salas de aula, mas com frequência contactamos com colegas e amigos/as cujos alunos e alunas não sabem como registar vocabulário.

Pretendemos neste post dar-vos algumas sugestões de como ajudar os/as vossos/as alunos/as a registar e/ou adquirir esse novo vocabulário, de uma forma simples e produtiva.


• Definições: ajudam a compreender melhor os termos, e para isso é aconselhável utilizar o dicionário onde se encontram frases exemplificativas e contextualizadas.

• Antónimos & Sinónimos: é igualmente bastante útil e eficaz o registo de palavras sinónimas e/ou antónimas, uma vez que ajuda a expandir o vocabulário e permite aos/às alunos/as usarem palavras “suas” em perguntas de interpretação, enriquecendo os seus textos.

• Dramatização, imagens e desenhos: existem alunos/as que aprendem melhor com suportes visuais. Por isso, esta opção mais lúdica de explicar alguns dos termos que forem surgindo na sala de aula dá bons resultados. Até um jogo de Pictionary, quando estamos a terminar uma unidade ou módulo, serve para rever vocabulário e para motivar a turma. Já experimentaram? 

• Realia: a utilização de objetos reais é igualmente eficaz. Nem sempre é concretizável nem surge a oportunidade. Mas, uma vez mais, damos a oportunidade aos nossos alunos e alunas de explorar e reter o vocabulário que vai surgindo de uma forma real e não apenas no campo da abstração.

Normalmente, sugerimos às nossas turmas que registem o novo vocabulário na aula, ou que reservem as últimas páginas do caderno diário para esse registo – sempre por áreas temáticas. Ajuda-os em atividades de oralidade e nas propostas de escrita existente no seu manual escolar.

Gostávamos que partilhassem connosco algumas das vossas estratégias e a recetividade das vossas turmas.

Esperamos pelo vosso feedback!

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Comentários (6)
(Comentário mais recente)
Vocabulário | Enviado Por: A Equipa

Obrigada a todas pela participação e pelas estratégias e atividades fantásticas que partilharam connosco. Serão, de certo, sugestões a considerar para o Bridges 11.
Concordamos com a apresentação do vocabulário em contexto e em chunks, como referiu a colega Joana de Sousa, e a ajuda de um suporte visual constitui, de facto, uma mais-valia para muitos/as aluno (...) [Comentário completo]

Nos níveis de aprendizagem da língua mais elementares, e por experiência própria, funciona muito bem a imagem associada ao vocábulo. Obter até imagens de certas figuras públicas também motiva. Utilizar puzzles, fazer "sopa de letras" e até jogar certos jogos (bingo, "o jogo da forca" ...) leva à mais fácil interiorização desses conceitos. Nos níveis intermédios e mais avançados opto (...) [Comentário completo]
Por norma o registo de vocabulário é realizado de forma pacífica, sobretudo quando as turmas já trabalham comigo há algum tempo. O problema reside na aprendizagem do mesmo e na sua aplicação posteriormente... Por vezes, quando trabalho com um texto maior e com muito vocabulário novo para @s alun@s, divido o texto em 4 partes, por exemplo, e formo 4 grupos de alunos. Dou um excerto (...) [Comentário completo]
Vocabulário | Enviado Por: Joana de Sousa
A aquisição de vocabulário é um aspeto central. Sem vocabulário, não é possível comunicar. E, de facto, parece existir uma crescente resistência ao registo de vocabulário nos cadernos por parte dos alunos. Contudo, até hoje, não encontrei ainda uma solução melhor. Considero muito importante a apresentação de vocabulário em contexto e em "chunks", sempre que possível. Interessa ao al (...) [Comentário completo]
Sempre dei muita importância ao vocabulário e seu registo. Ultimamente e por estar a trabalhar essencialmente com público adulto (cursos EFA) e em cursos / áreas específicas, todos procedem ao registo em caderno separado, formato reduzido, para eventualmente, em contexto de trabalho, o poderem ter no bolso e a ele recorrer. No referido caderno, escrevem vocábulos ou mesmo frases cur (...) [Comentário completo]
Com a minha turma de 10.º ano (que são meus alunos há 4 anos), deixou de ser uma batalha porque o hábito se enraizou. Há alunos que sublinham, detacam, escrevem significados, têm o próprio mini-dicionário. Entretanto na sala de estudo, tenho trabalhado essa área com alguns alunos e temos explorado várias estratégias consoante os estilos de aprendizagem.