O registo do vocabulário na sala de aula nem sempre decorre de forma pacífica.
Se existem aqueles alunos e alunas que gostam de ter tudo organizado e até têm uma parte do caderno exclusivamente dedicada a este registo, outros dedicam-se com dificuldade a esta atividade.
Não sabemos se se deparam com essa dificuldade nas vossas salas de aula, mas com frequência contactamos com colegas e amigos/as cujos alunos e alunas não sabem como registar vocabulário.
Não sabemos se se deparam com essa dificuldade nas vossas salas de aula, mas com frequência contactamos com colegas e amigos/as cujos alunos e alunas não sabem como registar vocabulário.
Pretendemos neste post dar-vos algumas sugestões de como ajudar os/as vossos/as alunos/as a registar e/ou adquirir esse novo vocabulário, de uma forma simples e produtiva.
• Definições: ajudam a compreender melhor os termos, e para isso é aconselhável utilizar o dicionário onde se encontram frases exemplificativas e contextualizadas. |
• Antónimos & Sinónimos: é igualmente bastante útil e eficaz o registo de palavras sinónimas e/ou antónimas, uma vez que ajuda a expandir o vocabulário e permite aos/às alunos/as usarem palavras “suas” em perguntas de interpretação, enriquecendo os seus textos. |
• Dramatização, imagens e desenhos: existem alunos/as que aprendem melhor com suportes visuais. Por isso, esta opção mais lúdica de explicar alguns dos termos que forem surgindo na sala de aula dá bons resultados. Até um jogo de Pictionary, quando estamos a terminar uma unidade ou módulo, serve para rever vocabulário e para motivar a turma. Já experimentaram? |
• Realia: a utilização de objetos reais é igualmente eficaz. Nem sempre é concretizável nem surge a oportunidade. Mas, uma vez mais, damos a oportunidade aos nossos alunos e alunas de explorar e reter o vocabulário que vai surgindo de uma forma real e não apenas no campo da abstração. |
Normalmente, sugerimos às nossas turmas que registem o novo vocabulário na aula, ou que reservem as últimas páginas do caderno diário para esse registo – sempre por áreas temáticas. Ajuda-os em atividades de oralidade e nas propostas de escrita existente no seu manual escolar.
Gostávamos que partilhassem connosco algumas das vossas estratégias e a recetividade das vossas turmas.
Esperamos pelo vosso feedback!
Obrigada a todas pela participação e pelas estratégias e atividades fantásticas que partilharam connosco. Serão, de certo, sugestões a considerar para o Bridges 11.
[Comentário completo]Concordamos com a apresentação do vocabulário em contexto e em chunks, como referiu a colega Joana de Sousa, e a ajuda de um suporte visual constitui, de facto, uma mais-valia para muitos/as aluno (...)