Uma tarde com Suzanne Daveau – a importância de ensinar Geografia
Inserido em 2012-05-28  |  Adicionar Comentário
Numa tarde de fevereiro fria mas soalheira, fomos simpaticamente recebidas pela Professora Suzanne Daveau, geógrafa, professora universitária com uma longa experiência também de ensino nos níveis básico e secundário.

Chegamos à sua casa, em Vale de Lobos, onde os gatos se passeiam pelo jardim e o sorriso da Professora Suzanne nos fez imediatamente sentir bem recebidas. A casa, onde vive desde os anos 60 do século XX e que partilhou com o Professor Orlando Ribeiro, transpira mapas, livros e Geografia. Está enquadrada numa paisagem onde se vê, ao longe, a serra de Sintra e onde as árvores são uma realidade exuberante.

Tínhamos pensado em fazer-lhe algumas perguntas acerca da Geografia e do ensino, mas, na realidade, o que aconteceu foi uma conversa extremamente agradável que fluiu naturalmente. O texto que se segue resume parte dessa conversa, na qual se falou do ensino básico e da importância de se ensinar Geografia.

Quando pedimos à Professora Suzanne a sua opinião acerca das razões pelas quais se deve ensinar Geografia, estranhou a questão, que achou absurda, e respondeu-nos com outra pergunta: Porque é que os docentes se querem sempre justificar?

A Geografia serve para compreender o mundo e o que nos rodeia. Na realidade, poderá fazer sentido questionar porque se deve fazer um ensino sistemático da Geografia. Os alunos têm, atualmente, acesso a uma enorme quantidade de informação através, sobretudo, da televisão e da Internet. Conhecem o mundo através de imagens e de uma forma aliciante. E acrescentou: Para que eles entendam o que estão a ver, quer dizer, para que se tornem adultos e cidadãos responsáveis, é preciso que façam um esforço para assimilar as noções básicas que o professor está a ensinar. Essa é a justificação do nosso ensino. Grande parte da informação que recebem é geográfica porque é baseada em imagens da paisagem, ou em cenas entre membros da sociedade. É isso que eles veem constantemente.

O ensino da Geografia de uma forma metódica serve para os alunos entenderem o espaço onde vivem, para compreenderem o que veem nas várias fontes de informação, para que consigam localizar e orientar-se. É necessário entender o mundo (e fala-se constantemente de “globalização”), mas também o espaço mais reduzido onde vivemos, onde nos movimentamos.
A noção de escala não está muito assimilada. Escala do mapa ensina-se, mas não a noção de escala neste sentido de que não se pode encarar um fenómeno de maneira igual quando se considera um ambiente muito próximo ou um ambiente mundial.

Uma das lições que levamos desta tarde de conversa é que não devia ser preciso justificar a necessidade de ensino da Geografia. É o conhecimento do mundo que está em causa, a compreensão do que nos rodeia, do que vemos diariamente na televisão, na Internet e em todos os meios que nos bombardeiam com informação nova a velocidades estonteantes. Como seria possível compreender a vasta informação de que dispomos sem conhecimento geográfico?