LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
Calculadora de Tabelas de Verdade – mais um recurso exclusivo para professores
Inserido em 2014-06-13  |  Adicionar Comentário

 

Na construção de tabelas de verdade com muitas variáveis pode ocorrer, por vezes, trocar-se inadvertidamente um V por um F (ou vice-versa), o que origina um resultado final equivocado.                          
                                                                            
Para tentar minimizar isso, desenvolvemos no projeto Como Pensar Tudo Isto?, especialmente para os professores que adotarem este projeto, a Calculadora de Tabelas de Verdade.

É um software que constrói automaticamente tabelas de verdade, por mais complexas que sejam as fórmulas lógicas proposicionais.   

 

Vejamos alguns exemplos de como funciona esta calculadora.

Suponha-se que se pretende determinar qual é o valor de verdade da seguinte fórmula proposicional:

((P → Q) V (Q → P))


O primeiro passo consiste em escrever com o teclado essa fórmula proposicional. Uma vez que no teclado não aparecem os símbolos das conectivas proposicionais, é necessário utilizar as teclas disponíveis e correspondentes, tal como se pode ver no seguinte quadro:


Uma vez sabendo as teclas que correspondem aos símbolos das conectivas, pode-se escrever a fórmula proposicional no teclado, tal como aparece na imagem:


Ao clicar-se no botão “Construir tabela de verdade” imediatamente aparece a tabela totalmente preenchida e que pode ser transferida para um ficheiro Word ou PowerPoint:


O mesmo sucede para qualquer outra fórmula proposicional. Imagine-se que queremos construir uma tabela de verdade da seguinte fórmula proposicional:

(((P Ʌ Q) → R) Ʌ ¬R)


Seguindo o mesmo processo obtemos o seguinte:


Como pode constatar, no projeto Como Pensar Tudo Isto? pode dispor de ferramentas inovadoras e originais que representam uma grande diferença para professores e alunos.

A Equipa

Bookmark and Share