Toda a matéria de filosofia
em áudio-resumos MP3!

Inserido em 2014-05-07  |  Adicionar Comentário

Este projeto disponibiliza ficheiros MP3 com resumos de toda a matéria de filosofia – 10º e 11º anos. São facilmente descarregados e ouvidos em qualquer dispositivo eletrónico compatível com esse formato.

Este é um meio inovador de levar a filosofia até aos nossos alunos e alunas e de estes a levarem consigo e poderem estudar em qualquer lado – nos transportes públicos, durante um passeio ou caminhada, na praia, na escola ou em casa para uma última revisão da matéria, etc.

Além disso, esta ferramenta trará claras vantagens aos alunos invisuais, promovendo o seu estudo autónomo.

Alunos e professores poderão aceder a estes ficheiros áudio de várias formas. Porém, a mais fácil será através do QR Code. Este é um código de barras bidimensional lido por tablets e smartphones com câmara, que permite aceder ao ficheiro MP3 com o resumo de filosofia.

Por exemplo, no final da secção da lógica silogística, na página 41 do manual Como pensar tudo isto? encontra-se na barra lateral o seguinte código, através do qual os alunos poderão aceder de forma imediata ao áudio-resumo deste conteúdo:

Pensamos tratar-se de um recurso original no panorama editorial, mas, mais do que isso, um instrumento com valor efetivo para a aprendizagem na disciplina de Filosofia.