A lógica do projeto “Como pensar tudo isto?
Inserido em 2014-03-26  |  Adicionar Comentário

Para o capítulo de lógica formal do manual, foi nosso objetivo principal apresentar os conteúdos de uma forma tão simples, clara e rigorosa quanto possível para os alunos usando um discurso dialogante e interpelador em que “falamos” diretamente com os alunos.

O segundo aspeto que queremos salientar é que a lógica não foi concebida para ficar apenas na “gaveta” depois de lecionada, mas que, por a considerarmos um instrumento fundamental, a sua aplicação perpassa na argumentação filosófica de todos os capítulos do manual, sendo requerido aos alunos a sua prática sempre que é necessário avaliar a validade de um argumento.

Demos também particular atenção aos exemplos – não apenas fictícios, mas exemplos reais de argumentos usados pelos filósofos nas áreas da ética, epistemologia, metafísica, filosofia da religião, etc.

Assim, achámos que era nossa responsabilidade fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para compreenderem e avaliarem os raciocínios filosóficos e dar-lhes a perspetiva que tal tarefa pode ser divertida e mesmo fascinante.

Lógica silogística

Vejamos agora mais em pormenor a nossa proposta para a lógica silogística. Apresentamos a versão tradicional de Aristóteles, em que se aceita a implicação existencial e o quadrado da oposição, bem como as tradicionais 24 formas silogísticas válidas. E como acreditamos que a melhor forma de os alunos aprenderem lógica é praticando lógica, concebemos para aqui um grande número de exercícios.

Neste capítulo, contudo, não nos limitamos a cumprir o programa da disciplina e as orientações para avaliação sumativa externa. Fizemos questão de trazer algumas novidades didáticas para o melhor ensino da lógica silogística: por exemplo, para facilitar a aplicação das regras tradicionais de determinação da validade de um silogismo, ensinamos a técnica de sublinhar os termos distribuídos

Mas além destas regras tradicionais, apresentamos (em opção) outros métodos para determinar a validade dos silogismos, nomeadamente:
• Teste Estrela (clique para ver páginas do manual), um método muito apelativo e fácil de utilizar, que permite em apenas alguns segundos saber se um dado silogismo é válido ou inválido.
• Diagramas de Venn, uma forma bastante intuitiva que pode ajudar os alunos a perceber melhor por que razão um determinado argumento é válido ou não.

Lógica proposiconal

A lógica proposicional (clique para ver páginas do manual) é apresentada passo a passo:

• ensinamos primeiro os alunos a dominar bem a formalização de proposições e argumentos, ou seja, traduzindo proposições e argumentos da linguagem natural para a linguagem da lógica proposicional e inversamente;

• depois, explicamos as funções de verdade de cada uma das conectivas verofuncionais – para que os alunos consigam fazer corretamente as tabelas de verdade e avaliar proposições – e os inspetores de circunstâncias – para avaliar a validade dos argumentos.

Por outro lado, as formas de inferências válidas e as principais falácias formais são explicadas procurando sempre a maior clareza e rigor.

Também aqui trazemos algumas metodologias alternativas que esperemos vos sejam úteis e aos vossos alunos, nomeadamente as derivações e as árvores de refutação para determinar a validade de argumentos.

Em suma, com o manual  "Como pensar tudo isto?", procuramos uma abordagem sóbria e direta, mas séria, que possibilite aos alunos uma aprendizagem com gosto, preparando-os não só para os desafios da vida, mas também para os desafios académicos, como a realização de avaliações ao longo do ano letivo e do exame nacional da disciplina.