LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
Curso de lógica proposicional e paradoxos
Inserido em 2013-12-04  |  Adicionar Comentário

 

O filósofo e professor Pablo Cobreros, da Universidade de Navarra, oferece gratuitamente um curso de lógica e paradoxos com três unidades (vídeo de apresentação do curso aqui).

O objetivo da primeira unidade é ensinar a linguagem e a semântica da lógica clássica proposicional, procurando-se esclarecer a ideia de validade ou de consequência lógica. Para se determinar a validade dos argumentos ensina-se o método das árvores lógicas (ou de refutação), bem como os contramodelos.

Na segunda unidade explica-se o problema da vagueza e o paradoxo de sorites, que parecem levantar problemas difíceis para a lógica e a semântica clássicas. Uma ligeira modificação dessa semântica clássica conduz-nos a diferentes lógicas, como é o caso das lógicas trivalentes (com três valores de verdade) paracompletas – tal como a inventada por Kleene (K3) – e paraconsistentes – tal como a concebida por Priest e apelidada de “Lógica do Paradoxo” (LP).

Nesta unidade pode-se aprender como funciona a validade para essas lógicas alternativas, bem como adaptar o método das árvores para determinar a validade nestas lógicas (K3) e (LP). Por exemplo, pode-se constatar que o modus ponens é válido na lógica clássica, mas em (LP) é uma forma inválida. A partir destas lógicas trivalentes, Pablo Cobreros elucida como tais lógicas podem ajudar a resolver o paradoxo da vagueza e de sorites; nomeadamente em (K3), o paradoxo é válido, mas não é sólido, e em (LP) o paradoxo é inválido. Do mesmo modo, Cobreros sugere a sua própria resposta para resolver esses paradoxos ao adotar uma nova lógica (ST) em que o modus ponens é válido, mas a transitividade é inválida.

A terceira unidade trata do paradoxo do mentiroso, explicando-se como as lógicas (K3), (LP) e (ST), com algumas adaptações, podem resolver este paradoxo.

Este curso disponibiliza vários vídeos, apontamentos, exercícios, resoluções, textos, entre outros, o que facilita bastante a aprendizagem dos conteúdos das várias unidades. É um excelente curso para quem pretender aprofundar os seus conhecimentos de lógica e de paradoxos.

Para começar a fazer este curso clique aqui.


A Equipa

Bookmark and Share