LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
Inspetores de circunstâncias ou tabelas de verdade?
Inserido em 2013-10-30  |  Adicionar Comentário
 

O Exame Nacional de Filosofia não refere “inspetores de circunstâncias”, mas “tabelas de verdade”. O caso é que, se um inspetor é uma tabela, uma tabela não é necessariamente um inspetor.

E passo a explicar a razão de isto ser assim.

Chama-se inspetor de circunstâncias, pois é exatamente isso que fazemos com um inspetor – inspecionamos as circunstâncias em que ocorre verdade e falsidade num determinado argumento e queremos ver se, nessas circunstâncias, há alguma em que a(s) premissa(s) seja(m) verdadeira(s) e a conclusão falsa. Se tal existir, o argumento é dedutivamente inválido.

 


Vamos supor um argumento simples com duas variáveis proposicionais, P e Q. Para P e Q há quatro circunstâncias possíveis de ocorrência de verdade. Quando digo “ocorrência de verdade” quero dizer que pode ser verdadeiro ou falso. É isso que significa ocorrer verdade numa proposição. Assim, ou P e Q são ambos verdadeiros, ou P e Q ambos falsos. Ou P é verdadeiro e Q falso, ou o contrário, isto é, P é falso e Q verdadeiro. Não existe mais nenhuma circunstância possível onde ocorra verdade para P e Q. Ora, é perante estas quatro circunstâncias possíveis que vamos aplicar o inspetor, indicando nele as premissas e as conclusões.

Utilizando num exemplo simples:

P – O João gosta de gelados
Q – A Ana gosta de amendoins

Argumento:

Se o João gosta de gelados, então a Ana gosta de amendoins
A Ana gosta de amendoins
Logo, o João gosta de gelados

Este argumento simples, ficará assim:

P, então Q
Q
Logo, P

Fazendo o inspetor:

     P     

     Q    

  P → Q   

     Q  


   P
               

 

 

 

 V 

V

     V    

V

 Válido   

 

 

V

F

F

   F  

V

Válido

 

 

F

V

V

   V 

F

Inválido

 

 

F

F

V

   F 

F

Válido

E chama-se inspetor de circunstâncias a este pequeno conjunto de tabelas de verdade precisamente pela forma como o argumento é disposto na tabela, que nos permite ver se é válido ou inválido.

O argumento lê-se da seguinte forma: na circunstância em que P é falso e Q verdadeiro, o argumento é inválido, pois as premissas são todas verdadeiras e a conclusão falsa. Como se vê, estou a falar da terceira circunstância. Em todas as outras circunstâncias, o argumento passa o teste da validade dedutiva.

Agora vamos dar atenção à definição de validade dedutiva:

Um argumento é dedutivamente válido se for impossível uma circunstância de verdade em que a(s) premissa(s) seja(m) verdadeira(s) e a conclusão falsa.

No nosso exemplo, na terceira circunstância é o que acontece: as premissas são verdadeiras e a conclusão falsa; logo, o argumento é inválido.

Falamos em circunstâncias de verdade pois queremos testar a validade formal dos argumentos. E quando queremos fazer esse teste, temos de avaliar o argumento supondo todas as condições de verdade possíveis.

Neste sentido, parece mais ajustado falar em inspetores de circunstâncias e não somente em tabelas de verdade. E é por isso também que, se um inspetor de circunstâncias é um conjunto de tabelas, um conjunto de tabelas não é necessariamente um inspetor.

Observação final: não é inteiramente correto ensinar no 10.º ano esta regra da validade, já que os alunos não estão preparados para realizar inspetores. Assim, a forma mais interessante de a ensinar, que tenho encontrado em bons manuais, é a seguinte:

Um argumento é válido quando é impossível, ou pouco provável, que exista uma circunstância em que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa.

Estou em crer que desta forma se aplica a definição tanto a argumentos dedutivos como a não dedutivos.

A forma como queremos dizer, quer seja inspetores quer tabelas de verdade, não é, contudo, consensual. Há quem pense tratar-se somente de ajuste de termos. A razão que me faz pensar que “inspetor” é mais adequado é didática, isto é, entende-se melhor o que se pretende com o conjunto de tabelas a partir das quais conseguimos inspecionar a ocorrência de verdade.



Rolando Almeida

Bookmark and Share