Ir ao quadro
Inserido em 2013-10-23  |  Adicionar Comentário

Trata-se de uma velha estratégia, mas muito funcional para a aprendizagem dos alunos. Algumas vezes os professores de filosofia queixam-se da dificuldade em organizar discussões na aula, principalmente com turmas demasiado grandes, como se verifica cada vez mais no ensino público. Os alunos dizem gostar das discussões, mas quase sempre confundem a discussão organizada com a conversa desorganizada. Assim, é de toda a conveniência organizar as discussões de argumentos com base em algumas regras.

No ano passado escrevemos alguns posts sobre este tema:

O justo meio-termo pedagógico

Não habitamos outras mentes – estratégias para a sala de aula

Se ninguém aprende, ensinamos?

Perplexidade no ensino da filosofia

Lógica: Instrumento básico da Filosofia
As regras e a atitude numa aula de Filosofia

Como usar os inspetores de circunstâncias

No 11.º ano, na lecionação da lógica, é relativamente simples implementar a estratégia da ida ao quadro, principalmente para quem ensina lógica proposicional e os inspetores de circunstâncias. Mas esta estratégia pode ser posta em prática em qualquer unidade.

Vamos a alguns exemplos:

Suponhamos que a intenção da aula é compreender um argumento presente num texto. O texto pode ser lido e seguidamente pode ser pedido a um aluno para ir ao quadro com o objetivo de, com a ajuda dos colegas, formalizar o argumento presente no texto em premissas e conclusão para posterior avaliação. A ideia subjacente a práticas como esta é que sejam os alunos a descobrir e discutir os argumentos.

Pode-se também pedir aos alunos que tentem refutar o argumento analisado no texto, não só tentando mostrar a implausibilidade das premissas como também sugerindo outras. Além de se desenvolver um trabalho criativo de descoberta, as aulas tornam-se menos expositivas e pesadas – ao mesmo tempo que os alunos vão fazendo descobertas, participam ativamente e não se limitam a ouvir passivamente o professor a expor longas teorias filosóficas.

E já que estamos a falar em lógica, vejam o pequeno vídeo Critical thinking – Part 1 – A Valuable Argument, com continuação em outros cinco da mesma série.

A Equipa