Para o Tema IV, ponto 2 – Estatuto do conhecimento científico, que a maioria de vós irá lecionar no 3º período, juntamos várias propostas que poderão ser utilizadas para diversificar abordagens em sala de aula e para sugestão aos alunos.

[Post Completo]

Duas sugestões de livros de autores portugueses com interesse para os docentes de Filosofia.

[Post Completo]

Uma interessante reportagem que partiu da constatação de que foi nos resultados do exame de Filosofia que se registou “a maior diferença entre os meios favorecidos e os mais carenciados”.

[Post Completo]

Rolando Almeida participou na Semana da Filosofia da Escola Jaime Moniz com um tema central da atualidade. Porque a filosofia deve ser uma atividade reflexiva e crítica sobre todas as esferas da vida humana, a praticar quotidianamente.

[Post Completo]

Para discutir o problema do conhecimento, os(as) docentes que estão a trabalhar com o projeto Como Pensar Tudo Isto? dispõem de vários recursos multimédia que irão captar a atenção dos alunos e tornarão as aulas mais eficazes.

[Post Completo]
Para os Temas/Problemas da Cultura Científico-Tecnológica foi elaborado pelos autores deste projeto um capítulo suplementar - “O Problema das Guerras Justas” –  que está acessível na plataforma 20 Aula Digital. Mais uma opção, a juntar às que existem no manual, para os professores que estão a trabalhar com o Como Pensar Tudo Isto?

[Post Completo]

Com o ano de 2014 prestes a findar, apresentamos uma pequena lista de alguns livros publicados entre nós que merecem a atenção dos professores de filosofia do ensino secundário. Contudo, assumimos esta lista como estando em construção, logo, aberta às suas sugestões. Não pretendemos ilustrar um best of, mas apenas sugerir alguns livros que consideramos úteis à lecionação da filosofia.

[Post Completo]

Queremos dar-lhe a conhecer livros de filosofia publicados em 2014 a nível internacional e que nos pareceram relevantes. Não pretendemos apresentar uma lista minimamente exaustiva, mas sim algumas sugestões que consideramos interessantes nalgumas áreas da filosofia. Por isso, acolhemos de bom grado outras sugestões que queira acrescentar a esta lista. Basta usar o botão de comentário que acompanha este post.

[Post Completo]

Um material que tem sido pedido por professores(as) que estão a utilizar o projeto Como Pensar Tudo Isto?, esta ficha que disponibilizamos vai permitir mais treino de conversão de argumentos na forma canónica.

[Post Completo]

Neste Dia Mundial da Filosofia, Luís Veríssimo e Domingos Faria, coautores do projeto Como Pensar Tudo Isto?, decidiram ir a escolas fazer filosofia com alunos e professores.

[Post Completo]
Dê a conhecer e partilhe com a comunidade os seus materiais e os links de recursos interessantes.
Exercícios de Lógica
Enviado por: A Equipa
Exercícios de determinação do valor de verdade de algumas fórmulas proposicion (...) [Recurso completo]