Como classificar uma resposta?
Inserido em 2013-06-06  |  Adicionar Comentário

Uma das boas práticas para elaborar testes é o professor responder às questões que elabora para os seus testes. Vamos supor um exemplo prático. A questão a seguir apresentada vale 3 valores em 20.

Apresentamos a questão e a correção, bem como os critérios de resposta mais gerais. Seguidamente, apresentamos algumas respostas possíveis dos alunos. Finalmente, solicitamos a participação de todos no sentido de proporem cotações possíveis para as respostas.

Questão:

Imagine dois mundos em que a felicidade de 3 pessoas é medida numa escala de 1 a 10.

Mundo 1: 8, 6 e 4
Mundo 2: 10, 7 e 2

− Qual destes mundos seria aprovado pela teoria utilitarista de Mill? Porquê?

Modelo de resposta do professor:

Seria aprovado o mundo 2, pois é aquele em que o resultado quantitativo de felicidade é mais elevado. Ora, o utilitarismo é uma teoria que defende a maior felicidade para o maior número de pessoas, tendo em conta a quantidade de felicidade alcançada. No mundo 2, há mais quantidade de felicidade, apesar de existirem também mais desequilíbrios, já que atinge 19 como total de felicidade, ao passo que no mundo 1 se contabiliza 18, o que implica menor quantidade de felicidade.

Critérios de resposta:

− Clareza da resposta.
− Referência ao conteúdo da pergunta e não a mera exposição do utilitarismo.

A satisfação de todos estes critérios corresponde a 3 valores. A satisfação de parte destes critérios corresponde a 2. A satisfação de uma pequena parte destes critérios corresponde a 1. A não satisfação de qualquer critério equivale a 0.

O professor poderia ainda elaborar uma grelha para cada questão. Acontece que essa tarefa é impraticável, pois tornaria o trabalho de classificação demasiado extenso e nem por isso mais justo. Há subjetividade que nunca pode ser totalmente eliminada.

Estes são os critérios mais gerais. Vamos especificá-los com os critérios para a correção do teste intermédio de 2013, para questões de resposta restrita e resposta extensa:

− A exposição articulada e coerente dos conteúdos relevantes;
− A interpretação adequada dos documentos apresentados;
− A utilização de vocabulário filosófico adequado e a redação num estilo apropriado.

Pode-se também tomar como referência o quadro seguinte, do teste intermédio:

Níveis

Descritores

3

Texto bem estruturado e linguisticamente correto*, ou com falhas esporádicas que não afetem a inteligibilidade do discurso.

2

Texto bem estruturado, mas com incorreções linguísticas que conduzam a alguma perda de inteligibilidade do discurso.
OU
Texto linguisticamente correto, mas com deficiências de estruturação que conduzam a alguma perda de inteligibilidade do discurso.

1

Texto com deficiências de estruturação e com incorreções linguísticas, embora globalmente inteligível.

*Por «texto linguisticamente correto» entende-se um texto correto nos planos da sintaxe, da pontuação e da ortografia.

Exemplos de respostas:
(Os exemplos aqui dados são reais, de alunos do 10.º ano)

Exemplo 1

O mundo aprovado pela teoria utilitarista seria o mundo 2 visto que resulta numa maior felicidade para um maior número de pessoas, isto é, no mundo 2, duas das três pessoas iriam se encontrar mais felizes enquanto que no mundo 1 apenas uma delas se iria encontrar numa melhor posição relativamente ao mundo 2, sendo que por este motivo e visto que Mill procura sempre uma maior felicidade global iria aprovar o mundo 2.

Exemplo 2

Pela teoria utilitarista de Mill o mundo que seria aprovado seria o mundo 2. Isto porque a teoria de Mill é uma teoria que se preocupa principalmente com a felicidade global, logo o mundo 2, por ter uma maior felicidade irá ser o mundo aprovado. Esta teoria é centrada principalmente nas consequências da ação e não no motivo desta.

Exemplo 3

Seria aprovado o mundo 2, porque haveria mais felicidade para um maior número de pessoas enquanto que no mundo 1 um menor número de pessoas irá ter mais felicidade. Logo seria o mundo 2 aprovado pela teoria utilitarista de Mill.

Exemplo 4

O mundo 2 seria aprovado pela teoria utilitarista de Mill, porque em teoria diz que para os nossos atos serem morais, têm de proporcionar o maior bem-estar e felicidade geral. Logo seria o mundo 2 porque tem ao todo 19 de felicidade, enquanto o mundo 1 tem apenas 18.

Exemplo 5

Segundo a teoria utilitarista de Mill o mundo que seria aprovado era o mundo 2, pois os utilitaristas defendem que deve haver um maior bem-estar e neste caso onde há mais felicidade é no mundo 2, logo Mill defende que o melhor mundo é o mundo 2.

Todas estas respostas são reais e estão corretas. Como as classificar? Todas têm pequenas diferenças no que respeita à clareza, critério mais subjetivo para proceder à avaliação. Como classificaria do modo mais objetivo possível estas respostas?

Exemplo

Classificação (de 1 a 3)