LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
Filosofia da Religião
Inserido em 2013-05-03  |  Adicionar Comentário























Foto de murdelta, in Flickr.com

A filosofia da religião não se debruça sobre a descrição dos aspetos sociológicos ou psicológicos da religião, pois não se pretende observar como está a religião organizada na sociedade nem perscrutar os aspetos psicológicos que levam as pessoas a seguir uma religião.

Do mesmo modo, a filosofia da religião não é história da religião, pois não se reclama estudar como emergiu e se desenvolveu uma religião particular ao longo dos tempos.

Também não é teologia, pois não é uma disciplina interior a uma determinada religião que vise fazer apologia das suas próprias crenças religiosas e rejeitar as restantes.                     
                                   

 

Pelo contrário, a filosofia da religião é um exame crítico das crenças e conceitos religiosos fundamentais. Ou seja, nesta área da filosofia procura-se analisar as razões que são apresentadas a favor e contra uma determinada crença ou conceito religioso para se avaliar a sua plausibilidade.

Entre as crenças religiosas fundamentais que a filosofia da religião procura examinar, temos, por exemplo, a crença de que existe Deus, de que existem almas e vida depois da morte ou de que o mal presente no mundo é compatível com um Deus totalmente bom.

Entre os conceitos religiosos fundamentais que a filosofia da religião avalia criticamente, temos, por exemplo, o conceito de Deus (como o teísmo, o deísmo e o panteísmo), a noção de fé ou até o conceito de omnipotência (será que Deus pode criar uma pedra tão pesada que não a possa levantar?).

Mais especificamente, em filosofia da religião são tratados, entre outros, os seguintes problemas:


Problema da existência de Deus: Será que Deus existe?

Problema do mal: É a existência de um Deus omnipotente, omnisciente e sumamente bom compatível com a existência do mal natural e moral no mundo?

Problema da epistemologia da fé: Haverá justificação para se ter fé sem provas, argumentos ou indícios?

Problema do sentido da vida: Será preciso existir Deus para a vida humana ter sentido?




Domingos Faria


Bookmark and Share