LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
Filosofia Política
Inserido em 2013-04-10  |  Adicionar Comentário

A filosofia política é a área que estuda a maneira como devemos viver em sociedade, isto é, trata de saber quais as formas corretas de organização social.

A política pode ser estudada tanto de uma perspetiva descritiva como de uma perspetiva normativa, por isso é importante fazer a distinção entre ciência política e filosofia política:
                                        

 

FILOSOFIA POLÍTICA

CIÊNCIA POLÍTICA

Disciplina normativa – tenta descobrir como as coisas devem ser: o que está certo, e o que é justo ou moralmente correto.

Estuda a maneira como qualquer sociedade deve organizar-se.

Ocupa-se de problemas conceptuais.

Exemplo: Que princípio deve reger a distribuição da riqueza?

Estudo descritivo – tenta descobrir como são as coisas.

Estuda a maneira como as sociedades concretas se organizam efetivamente.

Ocupa-se de problemas empíricos.

Exemplo: Como se distribui a riqueza no país X?                               

Mas, apesar de estas serem áreas diferentes, podem interagir entre si, uma vez que, apesar de a filosofia política ser conceptual e normativa, também lhe podem ser úteis as informações empíricas e descritivas das ciências políticas – saber como as coisas são ajuda igualmente a perceber o que é ou não é possível ou desejável.

Sugerimos a visualização de um vídeo (clicar aqui) no qual a filósofa Tamar Gendler faz uma excelente e acessível introdução à filosofia política, ao explorar os principais problemas tratados nesta disciplina (Quem deve receber o quê? O que torna o Estado legítimo?), bem como ao expor as principais teorias (de Hobbes, Rawls e Nozick) que respondem a estes problemas. Por isso, pode ser útil para os alunos começar as aulas de filosofia política com este vídeo de modo a terem uma perspetiva global desta disciplina.


Domingos Faria

Bookmark and Share