LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
Lógica em Banda Desenhada
Inserido em 2013-01-03  |  Adicionar Comentário

Logicomix: An epic search for truth (Uma procura épica da verdade), de Apostolos Doxiadis e Christos Papadimitriou, publicado em 2009 pela Bloomsbury.

Este livro é uma banda desenhada que dá a conhecer a vida e a filosofia de Bertrand Russell e a sua procura para estabelecer a fundamentação lógica de toda a matemática. Esta banda desenhada constitui uma introdução divertida à filosofia contemporânea, bem como a algumas ideias de lógica e a alguns paradoxos (como o do barbeiro ou o do hotel com infinitos quartos). É uma história em que os heróis são os lógicos.

A história, que se desenvolve simultaneamente em três narrativas, começa com um encontro dos autores do livro em Atenas. Eles contam essencialmente uma história iniciada em setembro de 1939, aquando da invasão nazi da Polónia e quando o Reino Unido declarou guerra à Alemanha. Foi neste mesmo mês que Bertrand Russell proferiu uma conferência numa universidade americana sobre “o papel da lógica nos assuntos humanos”. No início da conferência, Russell começa por dizer que muitos dos grandes eventos são apenas grandes na sua irracionalidade (como parece ser o caso da guerra). Surge, então, uma questão: deve a América juntar-se à Inglaterra na guerra contra a Alemanha? Por qual método devemos tomar uma decisão em questões como esta? Para começar, parece plausível que devemos utilizar ferramentas racionais uma vez que “o sono da razão produz monstros”. Mas que coisas são essas? O que são as ferramentas da razão? Em suma, o que é a lógica?                                                                      

 


Para abordar estas questões de lógica e do seu desenvolvimento histórico, Russel faz recurso à vida de um dos mais enérgicos fãs da lógica: ele mesmo! Narra assim a sua biografia que começa em criança, quando passa a viver em casa dos seus avós (uma vez que os seus pais tinham falecido). Com o avô ganhou a curiosidade pela “árvore do conhecimento”, ou seja, pela biblioteca e pelos livros; e com a avó foi incutido a seguir muitas regras. E a lógica é sobretudo acerca de regras… Com os seus tutores privados aprendeu línguas clássicas, o conceito de necessidade lógica, o teorema de Euclides, geometria, entre muitos outros assuntos que lhe mostraram que razão é o caminho para a compreensão da realidade.

Depois do seu tempo de infância, relata o seu período de estudante de matemática na Universidade de Cambridge, onde ninguém discutia as questões reais da matemática tais como: o que é a natureza das verdades matemáticas e como podemos saber isso? Quais são afinal os fundamentos da matemática? Isto leva-o à filosofia (mais concretamente à filosofia da matemática), ao convívio e ao debate de ideias com Moore, Alfred Whitehead, Gottlob Frege, George Cantor, David Hilbert, Kurt Gödel e com o seu aluno Wittgenstein.

A restante história desenrola-se a partir da discussão crítica com todos estes pensadores, mostrando quer o árduo trabalho e contributo de Russell (como o de tentar provar que 1 + 1 é igual a 2 na sua obra Principia Mathematica), quer os desenvolvimentos e ideias novas que surgiram posteriormente em lógica.

Logicomix pode ser um ótimo e engraçado presente de Natal, como se comprova a partir deste breve excerto:






Domingos Faria

Bookmark and Share