LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
É moralmente errado dizer às crianças que o Pai Natal existe?
Inserido em 2012-12-18  |  Adicionar Comentário

Lamento, o Pai Natal não existe! Porém, comummente os pais ensinam aos filhos que ele existe, alertando-os para se comportarem bem ao longo de todo o ano a fim de serem presenteados pelo Pai Natal. Mas será correto ensinar às crianças que o Pai Natal existe, que viaja num trenó puxado por renas voadoras com o saco cheio presentes? Que argumentos se podem avançar a favor e contra isto?

Por um lado, pode-se argumentar que a crença no Pai Natal é inócua. Não é como a crença do proprietário de navios de William Clifford, que enviou para o mar um navio em mau estado com emigrantes, convencido de que o navio estava em bom estado; mais tarde, o navio acabou por naufragar em pleno mar sem deixar rasto. Uma crença como esta leva a ações nocivas. Porém, a crença no Pai Natal é inofensiva e, com toda a imaginação suscitada por este mito, até pode estimular o desenvolvimento da criatividade da criança. 

Além disso, parece que as consequências de acreditar no Pai Natal são globalmente boas para as crianças, gerando uma imensa alegria e entusiasmo – como se pode constatar ao escreverem as cartas ao Pai Natal, ao abordarem o assunto do Natal ou ao receberem os presentes. Logo, parece que não é errado falar às crianças da existência do Pai Natal e de todo o mito que o acompanha.

 


Por outro lado, pode-se argumentar que é bom que os filhos tenham confiança na palavra dos pais. É a partir destas relações de confiança que os filhos aprendem e se desenvolvem. Se os filhos descobrirem que os pais estão a enganá-los com a crença da existência do Pai Natal, isso pode colocar em causa a relação de confiança: afinal quando é que os filhos devem dar crédito ao testemunho dos pais?! Portanto, para não haver risco de perda de confiança, é melhor não ensinar a crença do Pai Natal.

Do mesmo modo, incutir crenças falsas às crianças silenciando ou contornando as suas dúvidas é errado (como por exemplo a criança questionar “Como entra o Pai Natal nas casas que não têm chaminé?” ou “As renas do Pai Natal voam mesmo?”, ao que os pais respondem condescendentemente com algo como “Isso é magia!”). Isto é errado, uma vez que promove maus hábitos mentais, enfraquecendo o hábito de exigir indícios a favor das nossas crenças. Assim, há o perigo da credulidade, do perder o hábito de testar as coisas e de as investigar.

São estes argumentos plausíveis ou sofrem de alguma fragilidade? Quais são os melhores argumentos? Que mais argumentos se podem avançar a favor e contra a transmissão da crença da existência do Pai Natal às crianças? Afinal, será ou não moralmente errado dizer às crianças que o Pai Natal existe?

Este pode ser um interessante exercício de debate a realizar com os nossos alunos de filosofia, logo no início do segundo período, reservando parte da primeira aula.


Domingos Faria

Bookmark and Share
Comentários (1)
(Comentário mais recente)
As comunidades com uma matriz de religiosidade cristã católica só recentemente, e por questões comerciais, inseriram o papai noel como uma parte das suas tradições. Quem tenha crescido em ambientes onde essa religiosidade, de que falo, fosse uma prática corrente o que existia era o menino Jesus e este é que recompensava pensamentos, atitudes e comportamentos. Enquadrado neste contexto o dar prendinhas tinha significado, pois a figura fazia parte da constelação de coisas importantes para a comunidade e, nesse contexto, não se discutia a questão da existência do menino, visto ele ser um postulado existencial para a comunidade e para cada um, enquanto parte integrante desta. Posta assim a questão temos que a mesma adquire contornos distintos, visto que o dar presentes era prerrogativa de um existente real, ainda que de fé, acriticamente aceite certamente. A questão de afirmar que o menino recompensa, dando prendas, nunca era vista como uma questão de faltar à verdade ou o seu inverso e de poder perder a confiança daqueles a quem se moralizava para a vida comunitária, antes pelo contrário; todos na comunidade reforçavam a crença e a questão da mentira nunca surgia; esta surge se perspetivarmos papai noel pois, como a fé não é trabalhada na e para a vida comunitária, aparece a possibilidade de a qualquer momento surgir o reconhecimento da inexistência da figura premiadora e aí sim poderemos colocar a questão da criação de posições de desconfiança (sabe-se que as relações se enraízam e fortificam aqui) em relação ao que diz a figura tutelar. [Comentário completo]