LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
As pontes que criamos
Inserido em 2012-10-10  |  Adicionar Comentário


Os nossos agradecimentos pela vossa participação nos posts anteriores e pelo interessante debate criado. Está a ser muito compensador constatar a vossa presença aqui.

A imagem mostra, de facto, um pormenor de uma ponte – a Tower Bridge –, e representa o conceito subjacente a todo o nosso projeto.

A relação inicia-se com o próprio título do manual, ao qual decidimos chamar Bridges, mas não se esgota aí. Não se pretende apenas uma «ligação com detalhes, monumentos, locais importantes» ou com «elementos culturais e linguísticos, conceitos ou formas de pensar» mas igualmente uma ligação entre públicos.

E como também foi dito num comentário, vamos construindo aqui a ponte que pretendemos estabelecer entre nós e vós: uma caminhada em conjunto atravessando várias pontes reais ou virtuais, com vista ao desenvolvimento de alunos e alunas críticos e ativos na sociedade. Além disso, na perspetiva de ligação/comunicação com novos mundos, pretendemos desenvolver nos nossos alunos e alunas a capacidade de questionar as várias realidades.

Todos os dias, nas nossas aulas, criamos as mais variadas pontes. Muitas delas vão estar presentes no nosso projeto.

Mas gostaríamos das vossas opiniões, que pontes estabeleceriam?

A Bridge to

Bookmark and Share
Comentários (10)
(Comentário mais recente)
Gosto do conceito subjacente e sobretudo quando referem que um dos objectivos é levar os alunos a questionarem-se sobre a nossa e outras realidades e sobre si próprios. É preciso que atravessem a ponte para o outro lado, que conheçam outras realidades culturais e linguísticas, que se sintam cada vez mais cidadãos europeus e do mundo, e que depois, com uma nova visão de si próprios e (...) [Comentário completo]
Gosto do nome, do conceito que lhe está implícito... Gosto de apreciar pontes e admiro aquelas com fundamentos bem sólidos, aquelas com estruturas que me deixam completamente extasiada, as de há séculos atrás e as mais recentes... Que as pontes aqui e agora "construídas" sejam sólidas, belas, marcos bem visíveis agora mas com projeção futura.
A bridge to success; to a new and better world, available to everyone and everywhere. I like the idea. A real bridge made by people touching and talking to each other, like some kind of Jules Verne "new" creation has just crossed my mind.
Good choice.
Acho um excelente nome. Resume a maior parte do que fazemos, criamos pontes, umas mais sólidas, outras menos mas ultrapassamos abismos.
Eu diria que, tal como a ponte permite a ligação em dois sentidos de algo (as margens) que está separado, também a comunicação entre os alunos através da utilização da língua ("a ponte") permitirá uma comunicação/interação mais ativa e "provocadora" (tal como a ponte permite circular em dois sentidos, mas em cada um deles poderá haver várias faixas de rodagem), levando a novos conhe (...) [Comentário completo]
Uma ponte que, com toda a certeza, abrirá caminho para o futuro, "as far as English is concerned"! Ótima escolha!
O Inglês como Língua Internacional é, já por si, uma ponte para a comunicação, promovendo e facilitando possíveis entendimentos entre povos. O cruzamento com diversificadas vivências de vida é humanamente enriquecedor e alarga o conhecimento.
Eu diria uma ponte como parte de um caminho traçado em direção ao sucesso, ao envolvimento ativo no processo de aprendizagem.
Gosto muito do título pela sua conotação positiva de ligação entre margens.
Um percurso a fazer. Com um destino. Isto promete...
A bridge to every person, black, white, red, etc. In fact, in a world of globalization, it's more and more important to question if it's really necessary to cross to the other side of the bridge to find new ways of living, new cultures, new customs. I suppose that is so and I really believe that through the right materials and media people can do that.

A bridge of (...)
[Comentário completo]
A bridge to creativity...