Teacher's Book – o livro de apoio prático ao/à docente
Inserido em 2013-06-20  |  Adicionar Comentário

1.  Este componente começa pela apresentação do projeto Bridges e dos seus diversos materiais. De seguida, são dadas as planificações anual, trimestral e modular do manual escolar, e a planificação da leitura extensiva. Esta encontra-se separada das restantes de forma a dar autonomia ao/à docente para a trabalhar quando achar mais conveniente.

2.  Das páginas 19 à 72 encontram dez testes escritos e respetivas matrizes:
- um teste de diagnóstico
- dois testes escritos por módulo
- um teste final global

O teste de diagnóstico divide-se em duas partes: um exercício de escolha múltipla e uma composição. Achamos que é através da escrita que detetamos grande parte das dificuldades dos/as nossos/as alunos/as, principalmente na transição de ciclo e quando não os/as conhecemos. Os oito testes escritos que apresentamos têm, sensivelmente, a mesma estrutura, adaptada a cada módulo trabalhado em aula.
Por fim, o teste global assemelha-se às provas de equivalência à frequência apresentadas pelo GAVE e fará a ponte com os testes do 11.º ano que apresentarão esta estrutura.

3.  De seguida partilhamos convosco propostas para testes de speaking, que poderão ser adaptados de acordo com as necessidades dos/as alunos/as e servir igualmente de ponto de partida para outros testes e atividades.
Tudo dependerá das turmas e do trabalho elaborado em sala de aula.
Caso tenham outras sugestões, seria muito interessante e enriquecedor se as pudessem partilhar connosco através do site Manual Escolar 2.0

4.  Por fim, temos quatro propostas para testes de listening, acompanhadas dos respetivos ficheiros áudio. Estes testes poderão ser, naturalmente, adaptados às turmas. Caberá ao/à docente a decisão final de como avaliar os/as alunos/as. As transcrições áudio dos testes encontram-se no final do Teacher's Book, tal como as soluções destes testes, e dos testes acima mencionados.

5.  Tal como já foi referido anteriormente aqui, as sugestões metodológicas e respostas que não foi possível incluir no manual encontram-se neste componente, das páginas 74 à 76.

O Teacher’s Book encontra-se disponível em formato Word, na plataforma 20 Aula Digital, pelo que todo o material e recursos apresentados podem ser alterados pelo/a docente.

Bom trabalho!